reprodução automática próximo vídeo em 5s

Economia brasileira tem maior expansão em 13 trimestres

O IBGE anunciou nesta sexta-feira (30) que a economia brasileira registrou a melhor expansão trimestral desde o período abril-junho de 2010. O PIB medido no segundo trimestre de 2013 avançou 1,5% em relação ao anterior. Em 12 meses, o avanço apurado é de 3.3%.

O destaque entre abril e junho foi a agropecuária, que cresceu 3,9%. A indústria teve alta de 2%, e por último, o setor de serviços registrou leve avanço de 0,8%.

A expansão do PIB brasileiro no trimestre foi robusto quando comparado ao da maioria das grandes economias do planeta. Destas, apenas a China (1,7%) avançou mais que o Brasil.

A Coreia do Sul cresceu 1,1%, a Alemanha 0,7%, Reino Unido, Japão e EUA ficaram em 0,6%, enquanto a França teve índice positivo em 0,5%. O México, dono da segunda maior economia da América Latina, registrou recuo de 0,7%.

De acordo com o IBGE, o PIB alcançou R$ 1,2 trilhão em valores correntes. Os números divulgados pelo instituto mostram, ainda, que a economia brasileira cresceu 2,6% no acumulado do ano e 1,9% em 12 meses.

Dados revelam ainda que, a economia brasileira cresceu mais no final do ano passado, do que o estimado anteriormente. O IBGE revisou que o Produto Interno Bruto teve expansão de 0,8% no quarto trimestre, e não de 0,6% como divulgado na época.

Economista diz que resultado do PIB foi uma surpresa

Em entrevista ao BandNews TV, o economista Edgar de Sá comentou que o resultado do PIB foi uma surpresa.

Crédito da reportagem
Edgar de Sá - Economista-chefe da HPN Invest