reprodução automática próximo vídeo em 5s

É preciso ter jornalista alfabetizado, diz Gilmar Mendes

Na mesa que encerrou o primeiro dia do 2º Encontro Folha de Jornalismo, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, defendeu que os jornalistas que fazem cobertura de Justiça se preparem melhor.

Leiam antes, se informem antes, peguem os documentos. É preciso ter jornalista alfabetizado, afirmou o ministro, ao comentar a divulgação pelo juiz Sergio Moro, em 2016, da gravação de uma conversa entre a então presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula.

Se fez um pouco de pilhéria com aquilo, mas estávamos falando de uma fraude, afirmou, referindo-se à posse, barrada pela Justiça, de Lula como ministro da Casa Civil. Era disso que se tratava, um desvio para dizer: 'Moro não pode prendê-lo'.

O ex-ministro do Supremo Teori Zavascki, segundo ele, depois disse que a gravação é ilegal porque ocorreu minutos depois do fim da autorização.

Mendes havia sido questionado pouco antes, por pergunta encaminhada da plateia, sobre a demora para devolver um processo contra o senador Romero Jucá (MDB-RR). O ministro pediu vistas e o manteve em seu gabinete por cinco anos.

Leia a reportagem