reprodução automática próximo vídeo em 5s

Descarte de remédios deve ser feito em UBS

Jogar os remédios no lixo de casa pode ser algo corriqueiro, mas existe uma maneira certa para descartá-los. A professora de Cosmetologia e Farmacotécnica da Universidade Metodista De São Paulo, Aparecida Peres Del Comune, explica que é preciso descartar os remédios que estão fora da validade, em alguma UBS (Unidade Básica de Saúde) ou drogarias, pois são incinerado pela prefeitura e quando é jogado fora de forma indevida, ele pode afetar o meio ambiente.

Também é necessário estar atento ao estado em que eles estão para saber quando descartá-los. “Quando o comprimido tem alguma pintinha, de cor esverdeada ou marrom, isso significa que ele já foi comprometido pela umidade e está sofrendo degradação. Então o ativo farmacêutico já não se encontra naquela quantidade adequada e ele pode não fazer o efeito farmacológico que deveria” contou Aparecida.

A coordenadora do Centro de sustentabilidade da Universidade Metodista, Waverli Matarazzo Neuberger, explica que o remédio pode chegar ao lençol freático ou a esgotos. “Mesmo quando a gente tem tratamento de esgoto acaba contaminando, porque essas substâncias não são totalmente removíveis da natureza” explica ela. Uma alternativa para os medicamentos que estão fora da data de validade é a doação deles.