reprodução automática próximo vídeo em 5s

D. Pedro "diferenciado" conta a real Independência do Brasil

A Independência do Brasil foi proclamada no dia 7 de setembro de 1822 pelo até então príncipe regente D. Pedro, posteriormente o primeiro imperador do país. O retorno da família real para Portugal junto aos problemas financeiros e sociais que o Brasil enfrentava na época contribuíram para que a decisão fosse tomada.

Com o grito do Ipiranga, D. Pedro declarou oficialmente a separação política entre a colônia que governava e Portugal.

Controverso, D. Pedro I foi um homem de ideias próprias e bem diferentes daquelas defendidas pelo seu pai, D. João VI, segundo o jornalista Laurentino Gomes. O Brasil de hoje deve sua existência à capacidade de vencer obstáculos que pareciam insuperáveis em 1822, afirmou o escritor.

Apoiado por seu conselheiro José Bonifácio de Andrade e Silva , D. Pedro conseguiu manter o país unido no momento em que os riscos de uma guerra civil e de separação das diferentes províncias eram enormes.

Apenas a avassaladora paixão pela Marquesa de Santos, Domitila de Castro de Canto e Melo, foi que abalou a amizade dos dois personagens emblemáticos do período. José Bonifácio tinha a inimizade da Marquesa de Santos. Pressionado, D. Pedro, forçou a demissão do cargo de ministro do reino.

O vídeo acima relembra alguns momentos importantes do famoso grito da Independência.

E o que você sabe sobre esse fato histórico? Teste-se sobre o tema!