reprodução automática próximo vídeo em 5s

Cuidados com o óleo: o que você precisa saber para proteger seu carro

Não é a primeira vez que conversarei com vocês sobre óleo de motor, mas hoje quero sair um pouco do óbvio com curiosidades que esclarecerão muita coisa e reafirmarão a importância dos cuidados com a lubrificação do seu carro.

No último fim de semana estive com o pessoal da Mobil para abertura da temporada de treinamentos presenciais do projeto Super Mecânico, que tem o objetivo de capacitar a galera do setor de reparação para prestar, cada vez mais, serviços de qualidade.

Segundo Marina Teixeira, do marketing da Mobil, o projeto rodará o Brasil todo levando conteúdo técnico de qualidade aos mecânicos de cada cantinho do nosso país, contando também com material online para garantir qualidade na entrega das informações aos profissionais.

O conteúdo foi para mecânicos, mas foram faladas coisas bacanas para donos dos carros, sendo que uma delas foi reforçar a questão de seguir as especificações do fabricante sempre que vai fazer alguma manutenção no seu carro.

Na palestra, foi ressaltado que a indústria de lubrificantes desenvolve produtos de acordo com essas especificações, mas que a gama de produtos é grande e você tem que prestar atenção ao que seu carro precisa na hora de escolher.

Um adendo que quero fazer é sobre uma observação que ele fez durante a palestra que serve para quem está na oficina, mexendo no seu carro, assim como para quem gosta de se aventurar na manutenção do carro na garagem.

Foi lembrado que, ao trocar o óleo do motor, é importante prestar atenção para não deixar a tampa de abastecimento de óleo aberta sem necessidade. Na oficina eu sempre tomo muito esse cuidado, pois aquele bocal dá acesso direto ao cabeçote do motor por estar na tampa de válvulas e, se cair sujeira ali, contaminará peças importantes naquela parte, como as hastes das válvulas, retentores e outras coisas. E vai terminar circulando pelo sistema até ser capturada pelo filtro.

Outra coisa falada foi sobre como o modo que você conduz seu carro tem um impacto imenso na durabilidade dos componentes e, consequentemente, nas manutenções. Coisa que venho reforçando há diversos vídeos e não canso de dizer! Quanto mais gentil você é com o seu carro, melhor a relação entre vocês.

Ainda foi falado a respeito de regimes de lubrificação, coisa que não ouvia desde o Senai e que é muito legal contar pra você, mesmo correndo o risco de exagerar um pouco na parte técnica - mas vale a pena para entenderem melhor o lance de período de troca do óleo lubrificante em condições normais e nas tais condições severas

Quando você está andando com o seu carro em uma rodovia, com velocidade constante e, em geral, um pouco maior, o motor do seu carro entra em regime hidrodinâmico de lubrificação, onde partes críticas que precisam de lubrificação entram em uma vibe perfeita. Os mancais, por exemplo, ficam lá, flutuando em uma película de óleo, sofrendo quase nenhum desgaste.

Já quando você está com seu possante e para do trânsito, você fica estressado e o motor também, em um regime