reprodução automática próximo vídeo em 5s

Croácia vende casas por 13 centavos de euro

As vendas de casas por um euro na Itália inspiraram centenas de pessoas a mudarem suas vidas. Agora, a Croácia também está oferecendo um programa de venda de propriedades a preços baixos, buscando atrair novos residentes para municípios considerados fantasmas.

O que aconteceu:

Casas a menos de um real. As autoridades da cidade de Legrad, na Croácia, estão vendendo casas desabitadas ao preço simbólico de 0,13 euros (cerca de R$ 0,71).

Às margens do rio Drava, o pequeno município rural tem apenas 2.000 habitantes e busca atrair famílias jovens para aumentar sua população. Legrad faz fronteira com a Hungria, tem áreas verdes e praia, mas tem visto sua população diminuir desde o colapso do império austro-húngaro em 1918.

Por que 0,13 euros? A Croácia trocou a kuna, a moeda nacional, pelo euro no ano passado. A política das casas a baixo custo é conhecida como Casas por uma kuna, e a conversão cambial de uma kuna é exatamente 0,13 euros --o que justifica o valor escolhido.

http://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/26/2024/01/22/cidade-de-legrad-na-croacia-esta-vendendo-casas-a-013-euros-1705946681091_v2_80x80.png title=Cidade de Legrad, na Croácia, está vendendo casas a 0,13 euros>Cidade de Legrad, na Croácia, está vendendo casas a 0,13 euros - Reprodução / HRT ()

Porém, existem algumas condições para quem quer comprar uma propriedade na cidade. Segundo a Forbes, os candidatos devem ter menos de 45 anos, não devem ter antecedentes criminais, devem estar em uma união conjugal e não devem possuir quaisquer outros bens. Já de acordo com o canal norte-americano CNBC, as autoridades não especificam se os bens deveriam ser na Croácia ou em qualquer lugar do mundo. Além disso, têm vantagem casais com filhos e que exercerem uma profissão que enfrenta escassez de mão de obra.

Essa não é a primeira vez que a cidade croata recorre a essa estratégia para atrair a atenção e novos residentes. A iniciativa começou em 2018. Já em 2021, 19 propriedades foram colocadas à venda.

Nós nos tornamos uma cidade fronteiriça com poucas conexões de transporte para outros lugares. Desde então, a população tem diminuído gradualmente, disse o prefeito da cidade, Ivan Sabolic, à Reuters na época.

Segundo a rede de comunicação croata HRT, já foram vendidas cinco casas desde o lançamento da iniciativa. T