reprodução automática próximo vídeo em 5s

Criança resgatada dos braços do pai em escombros na Síria

O grupo Capacetes Brancos, coletivo de socorristas voluntários que se tornaram conhecidos por resgates nas zonas controladas pelos rebeldes no Norte da Síria, confirmou nesta segunda-feira (27) à reportagem da Band a origem de um vídeo que viralizou entre brasileiros na internet nesse fim de semana. As imagens mostram o resgate de vítimas dos terremotos que devastaram região em 6 de fevereiro. No vídeo, o corpo de um homem protege uma criança que é retirada ainda viva dos escombros.

Os Capacetes Brancos confirmaram se tratar de um resgate de uma família após os terremotos, mas esclareceram que foi na Síria, país também afetado pelos abalos. De acordo com o grupo, o vídeo foi gravado em Idlib, na cidade de Harem, em 6 de fevereiro, mesmo dia do pior terremoto.

“Allahu Akbar”, gritavam os voluntários. A expressão em árabe significa “Alá é Grande” ou Deus é grande. A criança foi resgatada com vida, sob intensa comemoração dos socorristas diante da cena chocante. Infelizmente o menino não resistiu e morreu três dias depois.

“Nossas equipes resgataram a criança no interior de Idlib, na cidade de Harem, no dia 6 de fevereiro. A criança foi a única sobrevivente da família. Sua família inteira foi morta. Infelizmente, o bebê morreu três dias antes da ‘Síndrome de Esmagamento’”, disse o Capacetes Brancos em resposta à Band.