reprodução automática próximo vídeo em 5s

Covid-19: Como pensa um negacionista?

Em meio a uma pandemia assassina transmitida pelo contato social, o Brasil acaba gastando tempo precioso para enfrentar o naco de negacionistas que coloca em risco a si mesmos e aos outros. Toda vez que a realidade o desmente, ele se adapta e joga a culpa em outro.

Num primeiro momento, negacionistas consideraram o coronavírus uma fraude criada pela China para destruir os mercados ocidentais. A Organização Mundial da Saúde e a imprensa foram culpadas por criar pânico. Depois, quando a pandemia bateu à nossa porta, a culpa foi direcionada a governadores e prefeitos que decretaram isolamento social para retardar o avanço da doença e a superlotação de hospitais.

Quando a Covid-19 chegou a alguém próximo de um negacionista, a culpa foi jogada nos médicos e cientistas que não distribuíram cloroquina em massa para prevenir e tratar a doença - mesmo que seu uso amplo não tenha amparo.

Para essas pessoas, a culpa por seus problemas nunca é delas e das decisões que tomam. Por exemplo, acreditar no que diz o presidente da República e não na ciência.