reprodução automática próximo vídeo em 5s

Conab disponibiliza sistema de leilões para compra de café conilon

As indústrias brasileiras de café vão usar o sistema eletrônico de comercialização da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para a compra de café conilon. A ideia é adquirir 213 mil sacas de 60 quilos.

Porém, o deputado Evair de Melo, membro da Frente Parlamentar da Agropecuária, tem críticas quanto à forma, como os leilões foram idealizados e alega que os produtores rurais não foram ouvidos, afirmando que os leilões foram idealizados pelas indústrias de café e a Conab está sendo apenas usada.

Em nota, a Companhia de Abastecimento Nacional (Conab), disse que: “Está operando como prestadora de serviços. A indústria solicitou o uso do sistema de leilão da Conab para comprar café e, sendo assim, estipulou as próprias regras de como o processo de compra seria. No caso da indústria, eles solicitaram o uso e contrataram o sistema da conab para efetuar a compra. A Conab só estabelece as regras dos editais públicos, referentes a operações governamentais. Outro ponto importante a ressaltar é que a oferta em leilão não cria obrigação alguma aos produtores de café, que podem optar arrematar lances ou não, conforme seu próprio interesse”.

Procurado pelo Canal Terraviva, o Ministério da Agricultura não se pronunciou até o fechamento do Jornal ou não quis se pronunciar.

Confira os detalhes na reportagem de Daniela Castro.