reprodução automática próximo vídeo em 5s

Como fazer freios do seu carro durarem mais e ainda economizar combustível

Vocês pediram, eu entrego! Na matéria sobre o assobio das pastilhas de freio me questionaram sobre como fazer esses componentes durarem mais. Então aqui está.

Até já falei sobre isso, mas acho legal ressaltar que o segredo do sucesso é o freio motor. Saber trabalhar as marchas do seu carro economizará pastilhas, discos e, de quebra, combustível.

Usar o freio motor significa diminuir marchas para desacelerar o carro e, assim, pisar menos no pedal do freio. Isso significa que, se você descer a serra de Santos em terceira marcha ao invés de quinta, poupará todo o sistema de freios sem trazer absolutamente nenhum prejuízo para motor e câmbio.

Aliás, nessa situação, a pior coisa que você pode fazer é viajar em ponto morto. Como também já alertei por aqui, essa é uma prática herdada dos carros carburados para economizar combustível. Hoje, com motores injetados, além de não reduzir o consumo, também devora os componentes do sistema de freios e é perigoso.

E se você for daquelas pessoas que, se algo tiver que dar errado, será com você, ainda pode te render uma multa.

Frenagens bruscas também são um terror para o tempo de vida de pastilhas e discos. Quando avistar um obstáculo, comece a diminuir marchas e a frear com mais suavidade bem antes - o sistema agradecerá.

Fora isso, escolher pastilhas e discos de boa qualidade também impactarão no tempo de vida dos componentes - e até o fluido de freio pode ser um ponto positivo ou negativo nessa equação.

Dirigir bem é uma arte. Seja mestre em prudência e seu bolso agradecerá.

Agora me conte, nos comentários, se você usa bem o freio motor ou se nunca ouviu falar nesse negócio.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.