reprodução automática próximo vídeo em 5s

Como é o Boeing queridinho dos ricaços

É comum que pessoas ricas viagem por aí com seus pequenos jatos executivos. Esses compactos aviões, entretanto, não são o auge do luxo e da exclusividade no mercado das viagens aéreas privativas. Sabe aquelas aeronaves de companhias aéreas que transportam centenas de pessoas apertadas em seu interior?

Pois esses aviões têm versões adaptadas para carregar apenas alguns sortudos, com seus espaços internos transformados em ambientes que lembram acomodações de um hotel cinco estrelas. Nos dias de hoje, por exemplo, gente com a conta bancária muito cheia tem voado em Boeings privativos. Subdivisão da Boeing Commercial Airplanes, a Boeing Business Jets vende aviões 737 MAX, 787 Dreamliner e 777X para clientes variados, como pessoas que querem utilizar as aeronaves de maneira exclusiva e empresas que pretendem alugá-las para os mais diversos tipos de público, como astros do mundo do entretenimento -- com essas empresas, o aluguel para uso exclusivo de um Boeing 777, por exemplo, chega a custar US$ 26 mil por hora.

A Boeing Business Jets, por sua vez, não costuma divulgar o preço de venda desses brinquedinhos. E também não revela o nome dos compradores. Mas informa que, até hoje, já vendeu mais de 260 jatos. O projeto dos luxuosos interiores das aeronaves privativas pode ficar a cargo da própria Boeing Business Jets ou do cliente. E os resultados são impressionantes. Há aviões equipados com quartos com camas gigantescas, sala de jantar, sala de estar, escritório com mesa de reunião e banheiro com chuveiro -- tudo para fazer com que os ocupantes se sintam em sua própria casa enquanto atravessam o mundo.

E atravessar o mundo, aqui, não é exagero: o Boeing 777X, por exemplo, é capaz de conectar quaisquer duas cidades do planeta sem realizar escalas. E o céu é o limite na hora de criar a decoração. O interior das aeronaves pode ganhar uma atmosfera mais sóbria, com móveis escuros e preferência por meia-luz. Ou ter características minimalistas.

Ou apresentar um ambiente com foco em tecnologia, com telas de alta definição espalhadas por todos os lados e o teto imitando um céu estrelado. Além disso, há interiores com espaços que lembram restaurantes de luxo, com três ou quatro mesas onde são servidas receitas requintadas. E muitos dos quartos desses aviões deixam no bolso suítes de apartamentos de grandes cidades.