reprodução automática próximo vídeo em 5s

Chuvas já apontam para fim de racionamento de água em PE

Se, por um lado, a chuva que está caindo na Região Metropolitana do Recife causa transtornos à população com deslizamento de barreiras, queda de árvores, alagamentos e engarrafamentos, por outro, começa a fazer com que os reservatórios de abastecimento de água voltem a recuperar os níveis e já se começa a pensar no fim do racionamento no Grande Recife.

Por causa do volume de água que vem caindo desde o dia 19 de abril, 69 municipios de Pernambuco já ultrapassaram a média histórica do mês, o que reflete no nível de água nas barragens. Em Pirapama, que antes operava apenas com 15% da capacidade, hoje já se tem 25,5% de água, um nível esperado para ser atingido apenas em maio. Se o fluxo de precipitação continuar nesse ritmo, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) acredita que o fim do racionamento poderá ser antecipado.

Aos poucos, o abastecimento na Zona da Mata e no Agreste deve ser normalizado com águas nas torneiras, e sem a necessidade de carros-pipa. No Sertão, no entanto, a chuva chegou tarde e não será possível recuperar muitos reservatórios.