reprodução automática próximo vídeo em 5s

Cenário é igual a um filme de bangue-bangue sem mocinhos, diz advogado

O advogado e colunista da *Folha* Luís Francisco Carvalho Filho disse que o cenário atual do país é o de um filme de bangue-bangue sem mocinhos. Para ele, o governo claramente cometeu crime de responsabilidade com as pedaladas, mas o Congresso não possui legitimidade alguma para impedir a chefe do Executivo.

O repórter especial Mario Cesar Carvalho disse que o Supremo Tribunal Federal foi muito leniente com Eduardo Cunha. A corte não permitiu que Lula fosse ministro enquanto Cunha é réu no próprio STF. A ilegitimidade de Cunha pode pôr o país no extremo caos, disse.

As entrevistas fazem parte da cobertura especial da votação pela Câmara dos Deputados da abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Por Skype, dos EUA, participou também o professor visitante do Boston College Rafael Alcadipani, especialista em organizações e professor da FGV-SP.

Ele disse que, se houver o impeachment, ele teme diversas crises de violência nas ruas, já que os movimentos sociais prometem fazer paralisações e greves. Ao mesmo tempo, segundo ele, as Polícias Militares, especialmente a de São Paulo, utilizando diferentes métodos de abordagem com manifestantes, a depende das cores que cada um defende.

A editora da coluna Painel, Natuza Nery, trouxe informações do salão verde da Câmara.