reprodução automática próximo vídeo em 5s

Brasil ganha três medalhas em estreia; Hypolito sofre queda

No primeiro dia oficial de competições, o Brasil surpreendeu e fez história ao ficar algumas horas, ao lado da China, no topo do quadro geral de medalhas dos Jogos Olímpicos de Londres.

Após um tropeço nas quartas de final, o aniversariante do dia, Felipe Kitadai, derrotou o italiano Elio Verde com um waza-ari e conquistou o bronze na categoria até 60 kg no judô. E o bom dia para os judocas brasileiros estava apenas começando... Lutando pela categoria até 48kg, Sarah Menezes venceu a romena Alina Dimitru, garantiu o 1º ouro brasileiro em Londres e, de quebra, a inédita boa colocação brasileira no quadro geral de medalhas.

Outra surpresa do dia foi a prata de Thiago Pereira nos 400 metros medley. O brasileiro, não só conquistou sua primeira medalha olímpica, como deixou para trás o fenômeno Michael Phelps, que pela primeira vez desde os Jogos de Sydney, em 2000, não conseguiu medalha em uma prova que se classificou. Mas, a sorte brasileira na natação parou por aí. Felipe França, Campeão mundial dos 50 metros, prova não olímpica, decepcionou e não avançou às finais dos 100 metros peito. O nadador Felipe Lima também ficou pelo caminho.

O grande destaque negativo do dia ficou com Diego Hypolito. Repetindo o drama vivido quatro anos atrás, nos Jogos Olímpicos de Pequim, o ginasta brasileiro -Um dos favoritos a medalha no solo- errou e sofreu uma queda durante o primeiro dia de disputadas da ginástica em Londres. Com isso, o ginasta recebeu apenas 13,766 pontos e ficou de fora da final do aparelho na Olimpíada. Imagens: TV Record; reportagem: Priscila Gomes; narração: Luiza Oliveira.

Leia também: Choro de Diego Hypolito e irritação de França contrastam com bom 1º dia do Brasil