reprodução automática próximo vídeo em 5s

Bife de cogumelo? Este churrasco vegano é capaz de agradar até carnívoros

É melhor dizer logo de cara que na grelha deste episódio de Vai Ter Churras não entrará carne -- e nenhum outro ingrediente de origem animal. Quem colocou o apresentador Bruno Salomão nessa situação foi Gustavo Bottino.

http://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/48/2022/04/20/vai-ter-churras---bife-de-cogumelo-e-salada-de-quinoa-1650468682688_v2_750x421.jpg title=Bife de cogumelo com salada de quinoa: combinação que surpreende>Bife de cogumelo com salada de quinoa: combinação que surpreende - Mariana Pekin/UOL (750x421)

O fundador do maior festival de churrasco do Brasil, o Churrascada, tem uma alimentação à base de vegetais e come carne só uma vez por semana. A Nossa, ele comentou sobre a escolha, que é motivo de polêmica dentro do mercado -- tenha acesso à entrevista clicando aqui.

No programa, o desafio é fazer cogumelo parecer bife. Será que dá? A saída de Bruno foi cozinhar e assar na brasa com barbecue de uísque. A receita, que é servida junto de uma saborosa salada de quinoa, dá água na boca até dos carnívoros orgulhosos.

Muita gente mói o cogumelo e faz hambúrguer. Mas eu quero que a textura fique similar à carne, com suculência e umami.

Steak de cogumelo

http://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/23/2022/04/20/vai-ter-churras---bife-de-cogumelo-e-salada-de-quinoa-1650468672145_v2_750x421.jpg title=Shimeji com barbecue: objetivo é parecer bife>Shimeji com barbecue: objetivo é parecer bife - Mariana Pekin/UOL (750x421)

Para cumprir a tarefa, Bruno usa diferentes técnicas. A primeira é o branqueamento, que consiste em mergulhar o shimeji em água fervente por um ou dois minutos. Esse processo fecha os poros do ingrediente e mantém a textura.

Na sequência, é preciso fazer o banho-maria inv