reprodução automática próximo vídeo em 5s

Bem da Terra: fique por dentro das notícias do agro

No Bem da Terra desta quinta-feira, 12, com apresentação de Renata Maron, você confere os seguintes destaques:

- Presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória que autoriza a venda direta de etanol por produtores ou importadores a postos de combustíveis, mas Bolsonaro admitiu que a medida não é suficiente para baixar os preços, e cobrou a aprovação de um projeto de lei que propõe mudanças no cálculo do ICMS.

- Produção de etanol hidratado caiu 14,8% nas usinas do centro-sul do Brasil, em quatro meses. O volume de açúcar também teve queda de 7,6% na safra 2021/2022, segundo dados da UNICA, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar.

- A partir de hoje, o valor médio do litro da gasolina nas refinarias está mais caro.

- Índice de confiança do agronegócio subiu 2,4 pontos no segundo trimestre, o avanço foi puxado pela melhora das perspectivas para a economia brasileira. O resultado é calculado pela Fiesp, Federação das Industrias do Estado de São Paulo e pela Croplife Brasil.

- Colheita do milho em Mato Grosso do Sul avançou mais de 10% em uma semana e já chegou a 20% da área plantada no estado. A informação foi divulgada pela Famasul, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul.

- Levantamento divulgado pelo Cepea, Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada Da USP, apontam disparada nos preços do tomate em algumas regiões produtoras do Brasil.

- Exportações do agronegócio chegaram ao valor recorde de 11,2 bilhões de dólares em julho, resultado 15,8% superior ao exportado no mesmo mês do ano passado.

- Mesmo com reajuste de 6,5%, o preço mínimo do algodão, agora em R$ 82,60, continua abaixo do custo médio da produção da pluma no país. Os seis principais estados produtores estimam que o valor ideal para a commoditie seria, pelo menos, R$92,00. Para falar sobre o assunto, a jornalista Renata Maron entrevistou o presidente da Abrapa, Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, Júlio Cézar Busato.

Acompanhe!