reprodução automática próximo vídeo em 5s

Barriga mínima durante a gravidez, como a de Letícia Santiago, é normal?

No último domingo (27/05), Letícia Santiago surpreendeu seus seguidores no Instagram por exibir uma barriga mínima aos seis meses de gestação.

Na rede social, a ex-BBB compartilhou um vídeo para falar sobre a importância de hidratar a pele do corpo durante a gravidez, e acabou deixando muitas seguidoras impressionadas pela falta de barriga.

“Socorro, ela está grávida de 6 meses e está com a barriga menor que a minha. Estou rindo, mas estou preocupada”, comentou uma internauta. “Tem certeza que ela está grávida? Não é possível”, opinou uma seguidora. “Amiga, ela está grávida de 6 meses. Meu sonho é ter uma barriga dessas sem estar grávida mesmo”, escreveu uma fã.

Diante do burburinho, o CENAPOP procurou uma especialista para entender os fatores que contribuem para o crescimento da barriga durante a gestação, e porque algumas mulheres exibem um tamanho menor do que outras que estão no mesmo período da gravidez.

Obstetra responsável pelo parto da atriz Bárbara Borges, a Dra. Gabriela Andrews garantiu que a diferença no tamanho da barriga de uma mulher para outra é completamente normal, e que não é um fator indicativo de saúde (ou falta de) do bebê:

“É completamente normal [a diferença de tamanho] já que diversos fatores podem influenciar no tamanho da barriga da mulher, não apenas o tamanho do bebê. A posição do útero de cada mulher influencia já que alguns úteros são antevertidos (voltados mais pra frente) e outros retrovertidos (voltados mais pra trás)”, explicou.

“O tamanho da pelve, a altura e biotipo da mulher, a quantidade de líquido amniótico o tônus da musculatura abdominal e claro, o tamanho do bebê vão influenciar no tamanho e no crescimento da barriga”, continuou.

Embora exista um parâmetro para indicar o crescimento do bebê de acordo com o tamanho da barriga, há uma variação aceitável para cada tempo gestacional:

“O tamanho da barriga é um dos parâmetros que usamos para avaliar se o crescimento fetal esta compatível com o tempo de gestação. Mas existe uma variação que consideramos normal para cada idade gestacional. Então, não necessariamente uma barriga grande está relacionada a presença de um bebê saudável e uma barriga pequena de um bebê que não é saudável. Vários parâmetros precisam ser avaliados em conjunto para uma conclusão mais precisa”, alertou a Dra. Gabriela.

Além de Letícia, outras famosas exibiram barrigas mínimas durante suas gravidezes. Conforme explicou a obstetra ao CENAPOP, o tamanho das barrigas pode variar de acordo com o tempo de gestação, e não há nada de anormal nisso.

O importante é manter o pré-natal em dia, seguir as orientações médicas para cada período gestacional, e procurar um especialista para tirar quaisquer dúvidas que possam surgir durante a gravidez.

Veja mais notícias de Famosos.