reprodução automática próximo vídeo em 5s

Bancos têm 90 dias para implantar equipamentos de segurança

Com o objetivo de melhorar a segurança nas agências bancárias, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Governo de Pernambuco e o Ministério Público firmaram um acordo para a instalação de um conjunto de equipamentos de segurança nas 256 agências bancárias do Grande Recife. Os bancos têm 90 dias para se adequar às novas regras definidas em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Ao todo, o acordo trata de 14 itens de segurança. Dentre eles está a instalação de porta com detector de metais no acesso aos caixas e ao interior do banco, câmeras internas e externas interligadas diretamente à Secretaria de Defesa Social (SDS), além da contratação de vigilantes armados e com coletes à prova de bala.

No ano passado, a Febraban descumpriu uma lei municipal de 2010 que regulava a segurança nos bancos do Recife. O descordo gerou a interdição de 12 agências e o pagamento de R$ 50 milhões em multas. Agora, quem não cumprir as determinações pode pagar multa de R$ 2 mil por dia por cada equipamento que deixar de ser instalado. Neste ano, 11 agências já foram assaltadas em Pernambuco, quase metade dos 30 assaltos registrados em todo o ano passado.