reprodução automática próximo vídeo em 5s

Aumenta o número de cesáreas na região do ABC

As cesáreas estão sendo mais procuradas que os partos normais na região do ABC. O índice maior é na cidade de São Caetano com 74% e o menor é em Diadema com 54%. Ambos estão acima da média estipulada pela Organização Mundial da Saúde, que recomenda entre 7 % a 10 % dos nascimentos com cesáreas.

Segundo a ginecologista e obstetra Érica Rades, se as mulheres fizessem um pré- natal e um acompanhamento frequente com o médico, o índice de cesáreas não estaria tão elevado. Érika ainda afirma que o parto normal é mais saudável e a cesáreas são recomendas quando a criança tem urgência em nascer.

A enfermeira Fernanda Spagnuole, que tem um filho de um ano, teve acompanhamento durante a gestação e planejava ter um parto normal. “Eu ia fazer o parto normal, mas na hora não teve como, porque não tinha dilatação suficiente”, afirmou.

A secretaria de saúde de São Caetano criou um curso para incentivar as gestantes a fazerem parto normal, que acontece de três em três meses buscando grávidas no período de 20 e 30 semanas de gestação.