reprodução automática próximo vídeo em 5s

Arnaldo: Não foi pela falta do VAR que a aberração no gol do CR7 aconteceu

O atacante português Cristiano Ronaldo deixou o campo revoltado no último sábado após a não-validação de um gol seu no final da partida que terminou empatada em 2 a 2 entre Portugal e Sérvia pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo, um erro claro de arbitragem que não pôde ser corrigido devido ao fato de a classificatória da Europa não ter o uso do VAR nos jogos.

No podcast Posse de Bola #112, Arnaldo Ribeiro afirma que o erro de arbitragem não foi devido à falta do VAR, mas do sistema utilizado anteriormente ao sistema de vídeo para avisar ao árbitro que a bola ultrapassou totalmente a linha do gol, tecnologia que o jornalista defende o uso, diferentemente do VAR.

O lance exemplifica o que para mim é sagrado no futebol: se a bola entrou ou não. Isso é necessário e hoje é perfeitamente razoável que você consiga em jogos de futebol de nível qualquer determinar se a bola passou a linha ou não. Eu sou completamente favorável ao uso da tecnologia para ver se a bola passou ou não, como tinha na Inglaterra, diz Arnaldo.

Pode ser com o chip na bola, pelas câmeras, que simplesmente se a bola ultrapassou a linha, vibra no relógio do árbitro e o cara imediatamente coloca na marca do centro do campo. Não demora nem 5 segundos, é uma coisa imediata. O resto é perfumaria, todo o resto do VAR: impedimento, interpretação, tudo isso é perfumaria. Se a bola entrou ou não, não é perfumaria, completa.

Arnaldo afirma que o sistema não tem tantos problemas quanto ao VAR e que não foi devido à falta do árbitro de vídeo que o gol português não foi validado contra a Sérvia.

Esse é o lance capital do jogo de futebol, se a bola ultrapassou a linha ou não. E não precisa do VAR, pode ser qualquer tecnologia, quem defende o VAR, a parafernália toda, se o nariz está na frente, se empurrou ou não, se bateu na mãozinha e tal, não tem essa preocupação essencial do jogo, se a bola ultrapassou a linha ou não. Para mim é o melhor modelo de uso da tecnologia no futebol, é o modelo inglês pré-VAR, que já existia a questão da ultrapassagem da linha da bola vibrando no reloginho do árbitro, diz Arnaldo.

Tem a tecnologia ou tinha a tecnologia suficiente para dizer se a bola ultrapassa a linha fatal do gol ou não. O VAR trouxe um monte de outras coisas, um monte de coisas ruins, por sinal, e não é por conta do VAR que aquela aberração aconteceu em Sérvia e Portugal, conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos per