reprodução automática próximo vídeo em 5s

Aprenda quatro posturas de ioga para aliviar dores nas costas

Uma pesquisa da Universidade de Sidney, na Austrália, concluiu que um em cada três casos de afastamento do trabalho é causado por dores nas costas. Em 2010, este número era de 22 milhões de pessoas no mundo. O número é parecido no Brasil onde, a cada ano, 30 em cada 100 segurados da Previdência Social se aposentam por este mesmo problema, de acordo com pesquisa do Instituto de Medicina Social da Universidade do Rio de Janeiro. Estima-se que 80% da população mundial já sofreu ou irá ter estas dores em algum momento da vida. Além do desconforto, o sintoma pode ser também sinal de várias doenças, como pedras nos rins e infecção renal, hérnia de disco e até depressão.
Cada caso tem sua particularidade, mas analgésicos para aliviar a dor e exercícios físicos para preveni-las costumam ser os maiores conselhos médicos. Para ajudar na segunda parte do tratamento, que tal apostar em sessões regulares de ioga? Os benefícios vão desde alívio dos tendões, tonificação dos músculos, estabilização do quadril, massagem na região lombar, até redução de ansiedade, alterações de humor e irritabilidade, relaxamento e redução de tensões físicas e emocionais.
“O ioga pode auxiliar na melhora e conscientização postural, alongamento, fortalecimento, prevenção e manutenção do corpo. Além de ajudar a descobrir o que causou a dor”, explica Luiz Albertini, professor formado pelo International Sivananda Yoga Vedanta Centers, diretor do Hatha-Yoga Studio em São Paulo e do portal Yogaway.com, plataforma de baixo custo que permite ao usuário criar sua própria sequência de posturas.