reprodução automática próximo vídeo em 5s

Aprenda a receita do chapéu de couro, a panqueca do sertão

Quando não se tinha nada para comer, essa era a comida que, como dizemos, enchia o bucho.

O chapéu de couro -- ou, vá lá, a panqueca do sertão -- é o prato mais presente na mesa da infância da família Câmara.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2020/chapeu-de-couro-1597275896723.vm')Farinha, água e açúcar eram os ingredientes nos tempos de escassez. Hoje, fazemos também com fubá, ovos e leite.

Panquecas na frigideira, passadas no açúcar com canela. Depois de prontas, vale finalizar com uma dose generosa de mel de rapadura.

Hoje, quando como o chapéu de couro sinto o sabor de vitória. Deu tudo certo, mãe! Tô aqui!

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2020/irina-cordeiro---chapeu-de-couro-1597276006329.vm')

Vamos combinar?

Já que a receita de hoje foi um prato perfeito para lanche ou café da manhã -- ou a qualquer hora, como bem sugere Irina --, que tal aprender outra delícia matinal?

No típico desjejum sertanejo, o cuscuz tem que estar presente. Mas ele não precisa ser complicado, não. Muito menos faz falta uma cuscuzeira para o preparo.

Confira o passo a passo de uma versão recheada e feita no micro-ondas.

EmbedUOL :: video-embed

O Festejo de Nossa

O programa Tá bom demais! faz parte de Festejo - uma celebração às tradições, raízes e brasilidades, temporada de Nossa sob o comando da cantora e atriz Lucy Alves.

Como curadora convidada, ela nos ajudou a eleger este tema e as reportagens especiais e a websérie que você confere aqui em www.uol.com.br/nossa, no YouTube e nas redes sociais de @nossa_uol (Instagram, Facebook e Twitter).