reprodução automática próximo vídeo em 5s

Aprenda a fazer uma lancheira térmica personalizada

No terceiro bloco do Bem da Terra, a Artesã Renata Herculano ensina a fazer lindas e práticas lancheiras términcas (Lauch Bags). Confira!

Materiais:

- tecido tricoline estampado copacabana

- tecido tricoline preto

- manta estruturada R1

- manta térmica etaflon (laminado)

- plástico cristal de 10

- viés de 35mm preto

- botões imantados

- cola temporária para patchwork

- linha de costura na cor branca e preta

- maquina de costura

- tesoura

- régua de patchwork

- alfinetes para patchwork

- abridor de casa

- caneta

Instruções para fazer:

Com o auxilio da régua para patchwork, riscar e cortar o tecido tricoline estampado copacabana + a manta estrutura R1 e a espuma etaflon nas seguintes medidas:

2 vezes na medida 14 x 19 cm para as laterais

1 vez na medida 18 x 65 cm, arredondando um dos lados de medida menor para formar a parte da frente que fecha.

Utilizando a cola temporária, colar a manta estruturada atrás da manta térmica (parte sem o laminado). E depois com o auxilio de alfinetes prender o tecido estampado na manta estruturada e o plástico cristal que deverá ficar em cima da manta térmica na parte laminada. Fazer isso para todas as peças (2 laterais e parte principal da lancheira). Utilizando o ponto zigue-zague da máquina de costura, costurar a volta toda das partes das laterais. E depois fazer o mesmo procedimento na parte principal da lancheira, só na laterais, deixando a parte mais arredondada e a mais estreita sem costura e abertas.

Com o auxilio da régua de patchwork e o giz de alfaiate fazer 2 marcas na parte principal, sendo a 1o. deixando uma distancia de 19 cm de uma das margens menores, a outra marca deixando uma distancia de 14 cm da 1a. Costurar a máquina de costura com ponto reto em cima destas marcas, que serão as dobras do fundo.

Com auxilio da régua de patchwork e caneta fazer marcas na parte principal da lancheira onde será aplicados os botões imantados. (deixar uma distancia de 5 cm da parte arredondada e 3,5 cm das laterais). Abrir com o abridor de casas as marcas e prender uma das outras partes dos botões imantados. Dobrar esta parte principal da lancheira como se a estivesse fechando e com a caneta marcar onde deverão ser presos as outras partes dos botões imantados.

Costurar com ponto zigue-zague as partes abertas da parte principal da lancheira.

Costurar o viés preto em uma das partes estreitas das laterais e em uma parte estreita da parte principal.

Para a alça cortar 10,0 x 28,0 cm do tecido tricoline preto e 28,0 x 4,0 cm da manta R1.

Posicionar a tiras de manta R1 no centro da tira do tecido preto. De um dos lados do tecido fazer uma pequena barra e do outro lado dobrar sobre a tira de manta, fazendo um sanduíche. Costurar a máquina bem ao centro com ponto reto ou zigue-zague.

Com o auxilio dos alfinetes montar a lancheira e inclusive já posicionar o local onde a alça deverá ser costurada (na dobra de fechamento da lancheira).