reprodução automática próximo vídeo em 5s

Alex: "Luxemburgo teve baixa, mas discordo que ele esteja desatualizado"

Campeão paulista pela nona vez na carreira no último sábado, Vanderlei Luxemburgo se tornou recordista de títulos na competição, além de já ser um dos maiores vencedores no Campeonato Brasileiro, mas nos últimos anos tem sido vencedor apenas nos estaduais, o que por vezes rende críticas ao técnico de 68 anos, que é apontado por alguns analistas como ultrapassado. Comandado por ele no Palmeiras, no Cruzeiro e na seleção brasileira, o ex-meia Alex discorda das críticas e o defende.

Em entrevista ao programa Os Canalhas, com os jornalistas João Carlos Albuquerque e Rodrigo Viana, Alex ressalta a carreira de Luxemburgo, o coloca como importante na história do futebol brasileiro, reconhece um momento de baixa nos últimos anos, critica os rótulos colocados no treinador e diz que a análise muitas vezes é diferente de acordo com o personagem em si.

Eu acho que durante um período ele andou em baixa, mas ele andou em baixa por opções dele, por coisas que ele foi fazer além do futebol, que naquele momento eram mais prazeirosas para ele, isso ele demonstrou uns cinco ou seis anos, mais ou menos, diz Alex.

Agora, relacionado a atraso, a não ter o conhecimento atual, isso tudo eu discordo. Ele acompanha o futebol, ele agrega o que tem hoje juntamente da comissão técnica dele com a experiência toda que ele acumulou lá atrás. É óbvio que existem situações que são teimosias até naturais de cada pessoa, eu tenho a minha e sou bem mais jovem do que ele, completa Alex.

Alex afirma que o histórico de Luxemburgo faz com que muitas vezes a crítica a ele seja mais exigente em relação a outros treinadores, mesmo que o trabalho feito seja semelhante.

Ele é um cara que ele vai ser sempre muito bem respeitado. No Brasil existe uma situação muito grave, que eu considero grave porque eu vivenciei isso, passei por isso e pós-futebol a coisa mudou, que são rótulos. A partir do momento que você é rotulado de alguma coisa, é difícil você reverter isso. Então o Vanderlei hoje se ele anuncia 'não quero mais, me aposentei, vou cuidar dos meus netos e vou viajar', é impossível de você falar da história do futebol brasileiro sem falar do Vanderlei. Então isso tudo já demonstra a capacidade que ele teve e que ele continua tendo, diz o ex-jogador.

A leitura quando é o Luxemburgo, ela é invariavelmente pesada acima, porque a história dele é muito rica, a história dele é muito vencedora. Então eu sou uma pessoa que ao longo da vida eu aprendi a respeitar muito os processos