reprodução automática próximo vídeo em 5s

Aeroviários em greve liberam acesso a aeroporto no RJ

Após manifestação de quase três horas, aeroviários do Rio de Janeiro cumprem decisão da Justiça e liberam acesso ao aeroporto internacional do Galeão. Eles fazem hoje uma paralisação de 24 horas.

Os aeroviários do Rio de Janeiro iniciaram, à meia-noite, uma paralisação de 24 horas. Eles fecharam o acesso ao aeroporto internacional do Rio de Janeiro, o Galeão. Um grupo de aeroviários foi às ruas e bloqueou a avenida 20 de janeiro, provocando congestionamento. A lentidão chegou até a Linha Vermelha.

A manifestação é realizada pelo Sindicato Municipal dos Aeroviários do Rio de Janeiro (Simarj) que representa emissores de passagens aéreas, agentes de carga e agentes operacionais de rampa.

A pauta da reivindicação consiste em reajuste salarial que varia de 5,58% a 12%, dependendo da categoria, entre outros benefícios.

Em seu site, a entidade anuncia que há nove meses tenta negociar com os empregadores, no entanto, sem sucesso. Além disso, no site a Simarj destaca também as reivindicações dos sindicatos das empresas aéreas, empresas auxiliares e das empresas dos taxis aéreos.

A Justiça Federal do Rio de Janeiro concedeu uma liminar, proibindo manifestações do Sindicato Municipal dos Aeroviários. Eles estão proibidos ainda de ocupar aeroportos ou o seu entorno. A multa pode chegar a R$500 mil por hora de ocupação indevida.


Confira reportagem de Isabela Kushnir.