reprodução automática próximo vídeo em 5s

A força para empreender além dos sonhos

Há dez anos, uma mulher desempregada buscava uma inspiração para tentar mantes um pequeno negócio e sustentar a família. Morando com a mãe e com os irmãos, Maria Ilza da Conceição tinha também que ajudar outros parentes. Foi quando começou a produzir salgados para ganhar um valor mínimo e manter, pelos menos, as depesas da casa. Depois de alguns meses, ela sentiu a necessidade de aumentar as vendas e resolveu dar um salto maior: inaugurou um espaço físico. Um sucesso. Hoje ela produz , além dos lanches do passado, outras refeições.

A trajetória de Ilza não foi fácil como empreendedora. Assim que iniciou a vida como pequena empresária do ramos de salgados, enfrentou uma série de dificuldades. Primeiro, por ser mulher e, na época, ter poucas oportunidades no segmento. Depois veio a pandemia da Covid-19. Mesmo diante de tantas incertezas, nunca desistiu dos sonhos. ALiado a isso, contou com o apoio do Instituto JCPM para ampliar o negócio.

Hoje, Maria Ilza é conhecida como Dona Coxa e emprega vinte funcionários na empresa. Uma parceria com o IJCPM que ultrapassou a ajuda para família, dando oportunidade para outroas pessoas. Na parede do restaurante ela guarda a lembrança do momento que marcou a carreira de mulher empreendedora.