reprodução automática próximo vídeo em 5s

A 'carinhosa relação' entre Emmanuel Macron e Donald Trump

O presidente francês, Emmanuel Macron, está nos Estados Unidos para uma visita oficial de Estado - a primeira promovida pelo governo Donald Trump.

Durante o encontro, os presidentes têm na agenda temas cruciais da política internacional atual, como o acordo nuclear com o Irã, que Trump desgosta, e a permanência das tropas americanas na Síria. Mas outro fator tem roubado a cena: a aparente grande amizade entre os dois líderes.

A troca de elogios, cumprimentos e afetos protagonizados por Trump e Macron tem sido o tema mais comentado pela imprensa. Em uma ocasião, no Salão Oval, Trump chegou a espanar com as mãos a lapela de Macron. Ele é perfeito, disse em seguida.

Talvez seja apenas uma estratégica diplomática de Macron, que recebeu Trump ano passado durante o Dia da Bastilha em Paris, escreveu o New York Times. Ou talvez seja apenas Trump tentando agradar, ou dominar, seu convidado. Qualquer que seja o caso, não há enganos na amizade entre os dois líderes quando se elogiam efusivamente e enfatizam que estão em pé de igualdade, mesmo que não concordem em todos os detalhes, completou o jornal. Leia mais