reprodução automática próximo vídeo em 5s

4 curiosidades sobre gravidez de gêmeos

Às vezes você pode até desconfiar da gravidez de gêmeos, mas não adianta, é sempre uma surpresa receber a notícia de que vai receber não um, mas dois filhos. Se a gestação de uma criança já precisa de cuidados, com dois são literalmente cuidados em dobro por características particulares. Vem ver cinco curiosidades sobre gravidez de gêmeos.

1) Metade dos gêmeos nasce antes de 37 semanas
A idade gestacional média de nascimento deles é de 36 semanas e, quanto mais cedo eles vêm ao mundo, maior é a chance de precisarem ir para a UTI neonatal. Mas não é uma regra. Com um bom acompanhamento e cuidados adequados, os médicos tentam levar as gestações o mais próximo possível de 40 semanas, minimizando os riscos e aumentando as chances dos bebês ficarem no quarto com as mães e de irem para casa de alta com elas.

2) É possível ser parto normal
Para isto acontecer, depende basicamente de três coisas: a vontade do casal, encontrar um obstetra que tenha experiência neste tipo de parto e que o primeiro bebê no dia do parto esteja virado para baixo.

3) Os sintomas da gestação são mais fortes
Devido especialmente aos níveis hormonais elevados, as grávidas de gêmeos podem apresentar mais sintomas iniciais, especialmente os enjoos e vômitos.

4) O número de exames é bem maior!
Em relação aos exames laboratoriais, pouca coisa a mais deve ser feita. Geralmente, um hemograma por trimestre para avaliar uma possível anemia, que é mais frequente nas gestações gemelares, e um exame de urina trimestral em busca de infecção urinária costumam ser suficientes. A maior diferença é quanto à frequência das ultrassonografias que são quinzenais nos casos em que os bebês compartilham a placenta, para diagnosticar precocemente o fluxo preferencial de sangue para um dos bebês.