reprodução automática próximo vídeo em 5s

A diplomatas, Temer exalta Marielle e defende igualdade de gênero

Em evento no Itamaraty nesta sexta-feira (20), o presidente Michel Temer (MDB) exaltou a vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) – assassinada no Rio de Janeiro em 14 de março junto ao motorista Anderson Gomes –, disse que as investigações sobre o crime avançam e defendeu a igualdade de gênero.

Ele participou de cerimônia de formatura do curso de formação de diplomatas do Instituto Rio Branco e de imposição de insígnias da Ordem de Rio Branco no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. Em 20 de abril, comemora-se o Dia do Diplomata.

“Marielle era mulher batalhadora que lutava por aquilo que acreditava ser o melhor para o brasileiro e para o próprio Brasil. As investigações sobre o crime avançam com método e critério. As autoridades competentes trabalham para que os responsáveis sejam identificados e levados à Justiça”, declarou, sem dar maiores detalhes.

Embora com apenas uma mulher em seu ministério – a advogada-geral da União, Grace Mendonça –, Temer defendeu a igualdade de gênero no serviço público brasileiro e na sociedade. Ele lembrou a trajetória do jurista, diplomata e jornalista Ruy Barbosa em conseguir na Justiça que a primeira mulher fosse admitida no corpo diplomático e mudanças constitucionais em favor de equiparações.

“Muitas vezes reexamino a Constituição e verifico que no histórico constitucional a regra da igualdade é uma regra que dizia todos são iguais perante a lei. Pois bem, quando chegamos na Constituinte de 88 nós mudamos esta dicção constitucional para dizer que homens e mulheres são iguais em direitos e deveres”, disse.