reprodução automática próximo vídeo em 5s

UOL Carros mostra a diferença entre freios comuns e freios com ABS

Desde janeiro deste ano, carros zero-quilômetro nacionais e importados vendidos no Brasil precisam obrigatoriamente sair de fábrica equipados com dois equipamentos de segurança: bolsas frontais duplas (airbags, de motorista e passageiro) e freios com sistema ABS (antitravamento).

Segundo especialistas, os freios ABS têm importância fundamental, uma vez que são equipamentos de segurança primária, ou seja, podem evitar acidentes. O sistema antitravamento (também chamado popularmente de antoblocante) impede que as rodas travem durante a frenagem e com isso permite que o motorista mantenha o controle do carro, podendo fazer movimentos com o volante para escapar de um obstáculo.

No carro com freios convencionais, as rodas travam em frenagens bruscas e o volante fica bobo: pouco importa se o motorista comanda ou não mudanças de direção, pois o carro seguirá praticamente em linha reta enquanto as rodas estiverem travadas.

Mas, na prática, o que isso significa? UOL Carros foi ao autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), e participou de uma sessão de testes de frenagens com instrutores do Centro Pilotagem Roberto Manzini para descobrir o quanto freios equipados com ABS são mais eficientes. Assista, leia também a reportagem e comente.