reprodução automática próximo vídeo em 5s

Lenços unem mulheres com câncer e ajudam a enfrentar a doença

Cor e alegria são duas palavras que não costumam vir à mente quando o assunto é câncer. Mas são elas, sim, que estão nas histórias de mulheres que enfrentam ou enfrentaram tratamento oncológico e adotaram lenços como acessórios nessa difícil fase.

Se antes era mais para disfarçar a falta de cabelo, o lenço hoje é tido até como uma bandeira. Ela se sente orgulhosa de estar vencendo uma luta dessas. Eu acho que ajuda a se sentir mais segura, mais poderosa, mesmo, nessa fase tão pesada. Foi assim comigo, conta a atriz Flávia Flores, 38, hoje curada de um câncer de mama diagnosticado em 2012.

Quando ficou doente, Flávia criou uma página no Facebook para falar sobre o câncer e dar dicas de beleza para outras mulheres que passavam pela quimioterapia. Entre elas, como se produzir com o tecido, amarrado de diversas maneiras.

Nessa rede que foi criada, eu comecei a dar lenços e a receber, também. Mas a troca começou a ficar grande demais, eu não dei conta, explica. Foi então que, há pouco mais de um ano, surgiu a parceria com o Hospital Santa Paula, em São Paulo.

Nesse período, o Banco de Lenços recebeu mais de 4.000 peças, higienizadas e catalogadas. Cerca de 1.000 já foram distribuídas a mulheres que fizeram o pedido pela internet (www.bancodelencos.com.br ).

Leia mais aqui