reprodução automática próximo vídeo em 5s

Jovem lembra 11/9 e pede para Obama evitar nova guerra

Durante a cerimônia em homenagem às vítimas do atentado de 11 de setembro de 2011, em Nova York, uma garota de 15 anos de idade pediu para o presidente dos EUA Barack Obama evitar uma nova guerra, em referência à possibilidade de um ataque militar americano contra a Síria.

A garota, que estava homenageando seu tio, Salvatore Papasso, morto no atentado de 11 de setembro, disse sentir falta de seu parente e acrescentou um recado ao presidente americano. Eu tinha apenas três anos quando você [o tio] foi tirado de nós. Nós te amamos e sentimos muito sua falta. E presidente Obama, por favor, não nos conduza para uma outra guerra.

Obama, a primeira-dama Michelle Obama, o vice-presidente Joe Biden e sua mulher, Jill, lembraram com um minuto de silêncio no jardim da Casa Branca, o 12º aniversário dos ataques terroristas de 11 setembro de 2001 contra os Estados Unidos.

Na noite de terça-feira (10), Obama prometeu analisar uma iniciativa diplomática oferecida pela Rússia para o impasse envolvendo as armas químicas da Síria, mas expressou ceticismo sobre o assunto e pediu aos norte-americanos que apoiem sua ameaça de usar a força militar naquele país.

Obama disse em um discurso na Casa Branca que a proposta da Rússia para pressionar o presidente sírio, Bashar al-Assad, a colocar suas armas químicas sob controle internacional oferecia a possibilidade de impedir o tipo de ataque militar que ele está considerando contra a Síria.