reprodução automática próximo vídeo em 5s

Chef catalão faz versão de baião de dois em restaurante em SP

LUIZA FECAROTTA
CRÍTICA DA FOLHA

No agradável restaurante Bona, que ocupa uma casa ampla, arejada e charmosa em Pinheiros, come-se bem e paga-se preços justo, sem excessos. Eis ali uma cozinha simples, aconchegante e muito bem acabada, feita sob o comando do talentoso chef catalão Raul Florenza. E, apesar de espanhol, ele serve pratos agarrados à memória afetiva dos paulistanos: estrogonofe, torta de frango, picadinho.

Também se sente desafiado a reinterpretar alguns clássicos da cozinha brasileira, como fez recentemente com o baião de dois (R$ 47), que ganhou traços de seu país de origem e resultou autêntico sem ferir a tradição. Uma homenagem.

Na base do prato, arroz branco refogado com sofrito, de cebola e pimentão, que deixa aparente a mão espanhola de Raul. Sobre ele, lâminas de filé-mignon curado regadas por um molho rôti que reduz por 12 horas e depois é enriquecido com manteiga de garrafa.

A carne, vale o registro, passa por salga, descansa sobre o calor da brasa por dois dias e na geladeira pelo mesmo tempo –a peça fica visualmente atraente, macia e saborosa, uma beleza.

Traz graça à receita o vinagrete que vai por cima de tudo: feijão-fradinho, bem temperadinho, com cebola, pimentão, coentro e limão, com gostoso frescor. Servimos essa saladinha meio morna para não quebrar a temperatura do prato e, para finalizar, ralamos um queijo meia cura da Canastra
por cima, diz Raul.

Bona
Onde: r. Álvaro Anes, 43, Pinheiros; tel. (11) 3812-8400